No Brasil a maioria da população acredita que, para ter atendimento médico de qualidade é obrigatório que a pessoa tenha um plano de saúde.
E como grande parte das pessoas não tem recursos suficientes para arcar com uma mensalidade, normalmente alta, a alternativa fica restrita aos hospitais públicos: sempre precários e lotados.
Acontece que, justamente por causa desse cenário, alguns empresários enxergaram uma oportunidade de atender essa parcela da população que deseja qualidade de atendimento a um preço acessível.
Dessa maneira, nascem as clínicas populares multi-especialidades, onde se é possível realizar todo tipo de consulta e acompanhamento médico, além de todos os exames necessários para um diagnóstico preciso.
Além de uma opção para a população, esta é uma excelente oportunidade de negócio. E o modelo fez tanto sucesso que já virou franquia.
Se você é empreendedor e se interessa pelo segmento essa pode ser uma escolha de negócio acertada. E para esclarecer algumas dúvidas elaboramos este artigo com as 7 perguntas mais comuns sobre franquias na área de saúde, confira:
1. É preciso ser médico para ter uma franquia em saúde?
Não. Para ser um franqueado da GlobalMed você não precisa ser médico nem ter conhecimento técnico avançado na área.
Isso porque o sistema de franquia oferece todo suporte e know-how necessários para as bases do negócio e funcionamento da unidade.
Você só precisa ter um perfil empreendedor e a vontade de querer mudar a realidade médica do país oferecendo atendimento de qualidade a quem mais precisa
2. O que a franquia oferece de suporte ao franqueado?
As vantagens em investir em uma franquia, normalmente, giram em torno do suporte que o modelo oferece.
O empreendedor precisa apenas seguir as orientações e especificações técnicas para que possa operar com tranquilidade.
É oferecido ao franqueado todo suporte necessário, desde a orientação da escolha do ponto comercial, até a instalação final da unidade e tudo o que for necessário para o seu bom funcionamento, como: software de gestão, scripts de atendimento, treinamento e capacitação constantes, força de uma marca já consolidada no mercado, etc.
3. Existe apoio pós inauguração?
Claro que sim. Como não há exigência de que o empreendedor seja da área da saúde, é normal que dúvidas surjam quando o negócio entra em operação.
Tudo pode ser esclarecido com o suporte. E isso que garante a qualidade do serviço.
4. Qual é o capital necessário para abrir uma franquia de saúde?
O investimento necessário varia conforme o tipo de franquia e o tamanho da unidade que o franqueado deseja inaugurar.
Em geral, existem modelos que vão desde o básico (uma unidade menor, com poucos consultórios e exames simples), até o modelo mais completo (unidade que conta com todas as especialidades médicas e exames).
Para ter uma resposta mais exata vale conferir as informações do franqueador. Na GlobalMed, por exemplo, a unidade básica prevê um investimento inicial de 320 mil mais o capital de giro.
5. Como funciona o marketing na área da saúde?
Essa é uma pergunta bastante pertinente, afinal, a propaganda que se faz na área da saúde é um pouco diferente daquela praticada em outros segmentos.
Em todo caso, o empreendedor não precisa se preocupar com isso.
O franqueador já prevê ações de marketing direcionadas ao público em questão e também ações específicas que são feitas em torno da marca e do negócio, o que beneficia todos os franqueados de forma direta.
6. Tenho que pagar alguma taxa de marketing?
Como serão feitos esforços nesse sentido, sim, cabe ao franqueado uma taxa de royalties a ser paga mensalmente e que é destinada a publicidade.
Esse tipo de taxa é comum no mercado de franquias e muito necessário. Os valores exatos devem ser verificados diretamente com a franquia.
7. Como faço para ter médicos atendendo na minha franquia?
É comum que as franquias do segmento tenham isso previsto.
A captação de médicos qualificados para atender na sua unidade já consta no plano de negócios da franquia e todas as orientações a esse respeito são prestadas diretamente ao empreendedor interessado.
Mas o que você precisa saber é: essa captação é feita de forma natural e simples.
Para quem não é do ramo, abrir uma franquia na área de saúde pode parecer um cenário inóspito. Mas não é.
Escolhendo a franquia certa, o empreendedor recebe todo suporte desde a pré até a pós operação.
E então, ainda restam dúvidas? Basta deixar seu comentário no campo abaixo que teremos prazer em responder.