Uma opção bastante comum entre quem se interessa pela área de saúde é a de abrir um consultório médico para atender os pacientes de maneira autônoma.Em contraste a essa opção, existe a possibilidade de ser um franqueado em clínica popular, que oferece consultas e exames a preços mais acessíveis e que tende a ter um fluxo maior de pacientes.
Como qualquer empreendimento, as duas opções contam com vantagens e riscos que não podem ser desconsiderados. Portanto, continue lendo e entenda um pouco mais sobre cada uma das opções.
Abrir um consultório
Ao abrir um consultório por conta própria, você tem o máximo controle sobre tudo o que acontece no seu empreendimento.
Você é o responsável pelo posicionamento de marca e pela identidade visual, por exemplo, além de ter mais liberdade em como decide trabalhar.
Além disso, todos os lucros ficam integralmente para você – no máximo, para os seus sócios. Isso significa que você deve apenas descontar as despesas normais do empreendimento e o resto passa a ser o seu lucro.
Por outro lado, embora esse excesso de liberdade possa ser uma vantagem, ele também é um risco, já que a responsabilidade de fazer com que seu consultório inspire confiança é totalmente sua.
Além disso, abrir um consultório normalmente tende a ser uma tarefa mais onerosa, o que exige que você disponha de mais recursos para garantir que tudo saia como o previsto.
Ser um franqueado em clínica popular
Uma opção que vem sendo cada vez mais considerada, entretanto, diz respeito a ser um franqueado em clínica popular.
Basicamente, nesse modelo você pode utilizar a identidade e confiança de uma marca já estabelecida, atraindo mais clientes para a sua clínica de maneira mais fácil.
Isso significa que você pode se apoiar no sucesso já concretizado da franquia, aumentando as chances de sucesso e de reconhecimento dos seus serviços.
Além disso, você também recebe orientações sobre como deve ser o atendimento e como deve ser a organização geral da clínica. Isso evita que você passe por uma experiência de tentativa e erro que pode custar o sucesso da clínica.
Outra vantagem de ser um franqueado inclui o fato de que normalmente a estrutura é mais enxuta e que o investimento inicial é consideravelmente mais baixo.
Por outro lado, há a desvantagem de ter que pagar a taxa de franquia e, possivelmente, de propaganda. Com isso, ao menos no início os seus lucros podem ser menores.
Outro fator que pesa é o valor da consulta, que normalmente tem um preço mais acessível do que o de um consultório.
Se por um lado isso atrai mais pessoas, se você não tiver clientes o bastante pode acabar amargando um prejuízo.
Qual opção é a melhor?
Na comparação, tanto abrir um consultório médico quanto ser um franqueado em clínica popular apresenta vantagens e desvantagens.
Por isso, a melhor opção é aquela que fizer mais sentido para o seu perfil, para as suas possibilidades financeiras e também para os seus objetivos.
Se essa é a sua primeira empreitada, por exemplo, ser um franqueado reduz as chances de que você termine errando na gestão.
Já se você tem mais experiência e uma base fixa de clientes, abrir um consultório pode ser a melhor opção.
Na decisão entre abrir um consultório médico ou ser um franqueado em clínica popular o que mais deve pesar diz respeito ao seu perfil e seus objetivos.
Dependendo de cada situação, uma opção se torna mais vantajosa do que a outra e por isso a análise minuciosa é tão importante para que você escolha corretamente.
Ainda tem alguma dúvida sobre essa decisão? Comente para que possamos te ajudar a se decidir.