Abrir uma franquia é uma atitude que exige planejamento e também cuidado na escolha da área em que você atuará. Com diversas opções no mercado, abrir uma clínica popular é uma opção que não é óbvia, mas que pode ser extremamente benéfica, inclusive para as finanças. Por ser bastante específico, entretanto, esse tipo de empreendimento exige um cuidado extra na avaliação do seu perfil para que você faça a melhor escolha possível. Quer saber se você nasceu para ser um franqueado em clínica popular? Então continue lendo e descubra:
O que são as clínicas populares?
Como o próprio nome indica, as clínicas populares são clínicas que fornecem atendimento médico por um preço mais acessível do que o de uma consulta em um médico particular tradicional, por exemplo.
A intenção desse tipo de clínica é fornecer o melhor atendimento possível por um preço justo e mais baixo, diminuindo a espera que muitos pacientes sofrem para serem atendidos, por exemplo, no Sistema Único de Saúde (SUS).
Graças a essas características, as clínicas populares são empreendimentos lucrativos – especialmente sob a forma de franquias – porque atraem um grande fluxo de pessoas.
Além disso, é um negócio que tende a ser à prova de crises, já que mesmo em um período de dificuldade financeira as pessoas continuam precisando cuidar da saúde.
Qual o perfil de um franqueado em clínica popular?
Somente o fato de ser um empreendimento lucrativo não pode ser o bastante para te convencer de que esse é o negócio ideal para você, afinal, existem outras opções igualmente lucrativas.
Nesse caso, o que determina se tornar-se um franqueado em clínica popular é uma boa opção é a avaliação do perfil de empreendedor para essa atividade. No geral, as características incluem:
- Afinidade com a área da saúde
Se você for um profissional da área da saúde, como um médico, ótimo, mas se não, é necessário que você tenha o mínimo de afinidade com o segmento.
Como clínicas populares possuem demandas muito específicas e que exigem um conhecimento elevado sobre o setor, é indispensável que você tenha uma afinidade maior com a área de saúde para dar conta de toda a gestão.
- Gostar de ajudar as pessoas
Mais do que apenas lucros, abrir uma clínica popular por meio de uma franquia está altamente relacionado com o desejo de ajudar as pessoas.
Querer que as pessoas possam cuidar da saúde por um preço justo, portanto, é um mote comum a um empreendedor que decide investir nesse tipo de franquia.
- Interesse em se aprimorar
Todos os dias são descobertas novas doenças e também novas curas e novas técnicas para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Por isso, um empreendedor que abre uma clínica popular precisa, necessariamente, ter um interesse em se aprimorar constantemente.
Acompanhar as novidades do mercado de saúde e conhecer o que os profissionais da clínica devem ter, por exemplo, são fatores que influenciam diretamente no resultado final.
Você nasceu para ser um franqueado em clínica popular?
Mas como responder à pergunta se você nasceu para ser um franqueado em clínica popular? Simples: basta ver se você se encaixa no perfil de empreendedor e, depois, se você possui os recursos disponíveis.
É preciso fazer essa avaliação nessa ordem porque sem o perfil desse tipo de empreendedor, os recursos disponíveis dificilmente serão suficientes para fazer o empreendimento dar certo.
Por isso, avalie o que te motiva a querer abrir uma clínica popular e como você provavelmente lidará com a gestão do negócio. Com isso em mente, você vai descobrir se nasceu ou não para atuar nessa área.
Ser um franqueado em clínica popular é uma atividade que exige um perfil bastante específico e que precisa ser considerado já que a intenção é, claro, obter sucesso.
Caso você se encaixe nesse padrão, aproveite a oportunidade para abrir um negócio lucrativo e, de quebra, ajudar muitas pessoas todos os dias.
E você, se encaixa no perfil? O que você pensa a respeito? Conte para a gente nos comentários.