Existe um número muito grande de brasileiros que sonham em investir em uma franquia e passam anos economizando dinheiro para a realização desse novo negócio.
Pensando nisso, separamos esse artigo para você, se vale a pena ou não iniciar esse projeto!
Investir em uma franquia é uma boa opção?
Para iniciar o investimento em uma franquia, é de extrema importância o levantamento de informações, pois além de saber se o dinheiro disponível é suficiente pra comprar uma franquia, um futuro franqueado precisa aprender tudo sobre o franqueador que pretende iniciar uma parceria de longo prazo, ou seja, é necessário pesquisar.
Essa relação é totalmente séria e frágil, então não tenha medo em perder tempo pesquisando, quanto mais informação, melhor.
Os itens como: taxa de retorno, tipo de apoio que o franqueador oferece, taxa de morbidade da franquia (quantas lojas da marca fecharam), são alguns exemplos de informações imprescindíveis antes de tomar a decisão e outra pesquisa importante é entrar em contato com franqueados mais antigos pra perguntar se estão satisfeitos com a franquia.
1. Faça algo que você goste
É necessário investir em algo que você goste.
A partir do momento que trabalhamos naquilo que gostamos, o nosso resultado é melhor e nos sentimos mais felizes e atualmente existem inúmeras opções de franquia nos mais diversos setores, portanto, é possível escolher algo que dê prazer e dinheiro.
2. Lidere da melhor maneira
A liderança é algo extremamente importante para investir em uma franquia e liderar é a arte de conduzir pessoas a trabalharem em equipe, gerando os resultados desejados pelo líder.
Diante disso, é fundamental ao futuro empreendedor saber lidar bem, conversar, motivar e inspirar e indicamos que, enquanto o processo de tomada de decisão se desenrola, o empreendedor dedique tempo e energia aprendendo a liderar.
3. É necessário investir na sua equipe
A mão de obra qualificada tem sido uma das maiores dificuldades em quase todas empresas do mercado atual e contratar mal o time da sua equipe significa perder dinheiro, haja vista que geralmente os funcionários que trabalham em uma franquia precisam de uma forte carga de treinamento.
4. Desenvolver comportamentos empreendedores é mais que necessário
Definimos o Comportamento Empreendedor como um conjunto de atitudes, que se bem desenvolvidas pelo empresário, aumentará significativamente os resultados na operação dos negócios.
A ONU recomenda que as características destes comportamentos são: busca de oportunidade e iniciativa;, correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, persistência, comprometimento, busca de informações, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistemáticos, persuasão e rede de contatos e independência e autoconfiança.
É de total importância realizar um estudo antes de investir em uma franquia, todo conhecimento é necessário na hora de abrir um negócio! O que achou do nosso artigo? Nos diga!