O sistema de franquias é cada vez mais reconhecido como uma das alternativas para a expansão de um negócio. Ele consiste basicamente em “emprestar” o nome da marca para que quem queira abrir um negócio com essa característica.
Investir nesse sistema é uma estratégia cada vez mais difundida em muitos países. Isso porque ela é, além de uma expansão da marca para o franqueador, um sistema mais simples e com mais garantias para o franqueado.
Veja algumas vantagens para o franqueador (dono da marca) ao abrir um sistema de franquias.
- O dono da marca não precisa gastar dinheiro na implementação da nova unidade da sua marca. O chamado OPM (others people Money, “dinheiro dos outros”, em inglês) é o responsável por investir na expansão. Dessa forma, o crescimento da marca é muito maior.
Ou seja, o franqueador não precisa de investimento do capital próprio e nem de empréstimos bancários, um fator que diminui muito os riscos nesse modelo de negócio. - Mesmo tendo toda a base e princípios estabelecidos, o franqueado gerencia as próprias unidades. O franqueado não precisará contratar e pagar gerentes ou funcionários, já que essa função fica “terceirizada”.
- Não existem vínculos trabalhistas e fiscais com os franqueados. Ou seja, quem paga os próprios funcionários e lhes garante direitos como vale refeição e vale transporte, é o dono de cada unidade.
- Você pode estabelecer padrões e treinamentos aos funcionários das franquias. Como muitos serviços requerem uma linha bastante padronizada, os procedimentos operacionais e a identidade visual são estabelecidos pelo franqueador.
Isso acontece porque a marca como um todo deve gerar a mesma experiência no consumidor. - Com o passar do tempo, os franqueados naturalmente ajudarão a marca a crescer não só economicamente, mas também com inovação.
O franqueador pode absorver o conhecimento deles na área para aprimorar os serviços prestados. - Há a redução de custos operacionais. Quando se aumenta o número de distribuição, alguns custos são reduzidos. Um exemplo disso é que a mesma publicidade vai abranger todas as franquias.
Assim, pode-se cobrar uma taxa de cada franqueado para bancar o marketing usado com a marca. - Como o franqueador não precisa se envolver no dia a dia de cada unidade, ele pode se concentrar em desenvolver e melhorar seus serviços e produtos. Isso acarreta o aprimoramento da marca.
- Com o sistema de franquias, a marca acaba atingindo públicos e regiões que não seriam possíveis se dependessem do investimento interno.
Ela se torna mais familiar ao consumidor e assim acontece o fortalecimento da marca e da sua imagem.
Desafios
Obviamente o sistema de franquias apresenta muitos desafios. Um dos temores mais comum é que os franqueados descaracterizem a marca e sua imagem seja comprometido. Para que isso não aconteça, é importante que o franqueador faça treinamentos constantes e bem estruturados, para sempre reforçar os padrões de qualidade e os valores iniciais.
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