Investir em franquia tem sido uma alternativa nesse atual cenário econômico em que estamos vivendo. Criar uma clínica de saúde é um tarefa trabalhosa, mas o retorno é favorável. É fundamental se dedicar inteiramente à franquia, pois é um seguimento amplo voltado a área dos negócios. Tem dúvidas de como deve ser criar uma clínica de saúde? Acompanhe a nossa postagem!
Clínica de saúde: um investimento para o bem
De acordo com a Constituição Federal de 1988, é dever do Estado garantir saúde para toda a população. Logo, em 1990, o Governo criou o Sistema Único de Saúde (SUS).
A Lei afirma que o SUS é composto por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público e que a iniciativa privada poderá participar do Sistema Único de Saúde (SUS), em caráter complementar.
Porém, a Lei também afirma que os serviços de assistência à saúde são livres à iniciativa privada, desde que observados os princípios éticos e as normas expedidas pelo órgão de direção do SUS, que autoriza e controla os serviços privados de assistência à saúde, caracterizados pela atuação, por iniciativa própria, de profissionais liberais, legalmente habilitados, e de pessoas jurídicas de direito privado na promoção, proteção e recuperação da saúde.
Especialidades que uma clínica pode fornecer
Com isso abre-se espaço para a atuação investidora nos serviços de saúde, através das clínicas de saúde em suas diversas especialidades.
As clínicas podem ser estabelecimentos com internação, sem internação ou de apoio à diagnose e terapia. O setor privado predomina nos estabelecimentos com internação e de apoio à diagnose e terapia.
Diversas clínicas, diversas especialidades
As clínicas atuam nas mais diversas atividades. Em relação aos pequenos empreendimentos é notável a especialização, isto é, o atendimento em apenas uma ou algumas áreas relacionadas da medicina.
É um campo fértil para profissionais recentemente formados que, apesar de entenderem a saúde como atribuição do Estado, não querem passar toda sua carreira como servidores públicos com perspectivas de crescimento reduzidas.
Da mesma forma, os profissionais mais reconhecidos nas suas especialidades, conseguem melhor renda quando trabalham como empreendedores nas suas próprias clínicas.
As perspectivas não são modestas para um negócio no ramo de clínicas de saúde, por se tratar de um bem de primeira necessidade, com nichos extremamente fechados, abrindo oportunidades para aqueles que conseguem agregar valor e se diferenciar por especialidade.
Dependendo da especialidade pode-se conseguir um lugar único no mercado, mas também existe o risco de forte concorrência, como no exemplo dos consultórios odontológicos.
O que você achou de nossa postagem? Investir em franquia é uma solução que todos procuram! Compartilhe conosco a sua opinião! Nós queremos saber!