O Franchising (sistema de franquias) cresce cada vez mais no Brasil. Com tantos termos técnicos e linguagens específicas, vamos te ajudar a entender um pouco mais da linguagem desse sistema de negócio.
1. Franqueador – é o dono da marca, quem determina os valores, missão e objetivos da marca.
2. Franqueado – quem compra e gerencia as extensões da marca.
3. Sistema de Franquia – é uma extensão da marca. O Franqueador cede ao Franqueado o direito do uso da marca. Em troca, recebe benefícios financeiros e a própria extensão da marca.
4. Know How – Profissional com experiência (no caso, o Franqueado).
5. Formatação do negócio – quando o Franqueador faz um “pacote” de dados com tudo a respeito de sua marca – aqui todos os dados devem ser estudados.
6. Marcas Franqueadas – são a expansão da marca. Mesmo com o registo no INPI em andamento, o franqueador já pode começar a expandir.
7. Circular de Oferta de Franquia – um documento que é feito pelo Franqueador, ou seja, nele existem todas as condições do negócio. Além da missão e valores, esse documento contém todas as obrigações legais e responsabilidades de ambas as partes. Ele deve ser muito detalhado e objetivo para não gerar dúvidas no processo de franchising.
8. Royalties – é uma taxa referente ao uso da marca e do know how da empresa. É uma espécie de licença para usar o nome do franqueador e “reproduzir seus processos”. É cobrada mensalmente e pode ser uma porcentagem sobre o faturamento bruto ou líquido (ou um valor fixo). Mas vale esclarecer que a lei brasileira não determina qualquer tipo de formato de cobrança, nem faz essa cobrança ser obrigatória. Portanto, pode haver desde uma franquia que não cobre Royalties, a uma que tenha uma tabela de valores fixos.
9. Taxa Inicial de Franquia – é o valor que se paga ao Franqueador no início do processo de franchising. Nela, estão inclusos muitas vezes o custo pelo treinamento, padronização, etc.
10. Taxa de Marketing/ Contribuição ao Fundo de Marketing – valor que o franqueado paga para contribuir com o Marketing Institucional, ou seja, com o marketing da marca em si. Isso acontece porque a propaganda é um bom negócio para todas as franquias, e todas elas usufruem do retorno da mesma.
11. Marketing Local – a diferença desse tipo de marketing é que ele é focado em cada franquia. Por exemplo, o marketing de uma loja de fast food aqui no Brasil tem que ser diferente do usado na mesma marca nos Estados Unidos. O valor que deve ser investido com marketing local é normalmente recomendado pelo Franqueador.
12. Conselho de Franquia – é uma forma de relacionamento entre Franqueadores e Franqueado, onde eles podem discutir aspectos ligados a marca e dão margem para que ambos possam colocar suas posições e entrar em consenso pelo melhor da marca. Não tem caráter jurídico.
13. Território – área de proteção do Franqueado, para que não construam outra unidade franqueada disputando a mesma clientela/área.
Gostou do artigo? Está pensando em investir no franchising? Se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário e nós responderemos com prazer.