As franquias na área de saúde vêm aparecendo cada vez mais frequentemente no mercado, especialmente devido à grande procura das pessoas que buscam por uma alternativa acessível aos sistemas público e privado.
Isso, naturalmente, tem um impacto no faturamento dessas franquias e o break even point é uma das representações dessa característica de mercado.
Sendo considerado o ponto de equilíbrio do negócio, é uma das métricas mais importantes para a gestão adequada do empreendimento, especialmente quando se trata de uma franquia.
Por isso, confira a seguir qual o break even point médio das franquias na área de saúde.
O que é o break even point?
Antes mesmo de pensar em qual é o break even point das franquias na área de saúde é preciso conhecer o que é esse conceito. Basicamente, o break even point diz respeito ao ponto de equilíbrio da empresa.
No caso da franquia, é o momento em que as despesas empatam com os recebimentos, permitindo que, a partir daí, a franquia comece a dar lucros.
A consideração desse fator é importante porque quanto mais distante ele estiver, mais capital é necessário para manter a empresa funcionando até que ela comece a dar lucro.
Além disso, se o ponto estiver muito distante pode indicar que o negócio ou franquia não é um bom modelo de negócio.
Qual o break even point médio das franquias de saúde?
A verdade é que franquias na área de saúde são ótimos negócios para quem procura oferecer serviços de qualidade a preços mais competitivos.
Com isso, existe uma atração maior de clientes e que leva à geração cada vez maior de receitas.
Como a saúde é uma necessidade para todas as pessoas, o break even point médio das franquias de saúde tende a ser mais próximo do que de muitos outros empreendimentos.
Embora haja casos em que o break even point foi de cerca de 30 meses, também há casos em que ele foi alcançando logo nos primeiros 7 meses.
Com isso em mente, é possível estimar que o break even point das franquias na área de saúde fique entre 12 a 15 meses. Frequentemente, entretanto, o tempo experimentado por franqueados é menor do que a média.
Dessa maneira, é possível afirmar que esse tipo de negócio é mais indicado para quem procura uma obtenção mais rápida de lucros sobre os investimentos realizados, levando a resultados melhores.
Qual o papel do ROI?
Além do break even point, também é interessante levar em consideração nessas franquias o ROI, também conhecido como retorno sobre investimento.
Essa métrica indica, basicamente, quanto cada valor investido rende para o empreendedor e também em quanto tempo o empreendedor pode passar a colher os lucros do investimento.
No caso das franquias na área da saúde, o ROI indica não apenas quando a franquia começa a dar lucros, mas também qual a relação desses lucros com o investimento realizado.
O que difere o ROI do break even point, portanto, é que no segundo caso busca-se o ponto de equilíbrio, ou seja, quando não há lucro e nem prejuízo, matematicamente falando.
Já o ROI diz respeito ao momento em que os lucros são equivalentes ou são suficientes para quitar o valor investido inicialmente para a franquia. Assim, quanto maior for o ROI, melhor para a franquia e também menor o break even point.
O break even point médio das franquias na área de saúde tende a ser mais baixo do que de outras opções, o que é um ótimo negócio.
Com esse ponto demorando menos tempo para acontecer, mais lucrativo é o negócio e mais rentável também, como demonstra o cálculo do ROI.
Com isso, investir em franquias na área de saúde é uma ótima escolha para quem procura uma opção que permita o retorno e recuperação do investimento de maneira mais rápida.
Tem alguma dúvida sobre o assunto? Não deixe de comentar e participar com a sua opinião.